sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Arrependimento

Estive pensando durante muito tempo sobre o fato de que as ações cometidas por nós, seres humanos pobres e mortais, sempre reagem de alguma maneira construtiva ou destrutiva. Porém, no meu caso essas ações reagem fazendo uma competição bastante inibitória no meu saldo construtivo, deixando-o permanentemente negativo. E mais uma vez a filosofia nietzscheziana me espreita Senhoras e Senhores: ''Arrepender-se é errar duas vezes: pelo próprio ato de errar e pelo fato de se arrepender do erro, e mais, ''Felizes são os esquecidos que não se lembram dos seus equívocos''. Acordar sem aquela sensação do erro cometido no dia anterior é um desejo que eu jamais experimentarei realizar, como um castigo pelo crime cometido ele permanece bem vivo e sempre a voltar como em Dostoiévski ''Crime e Castigo'' tenho um pouco de Raskolnikóvski dentro de mim. Apesar do ato de arrepender-me eu ainda não me arrependi de arrepender-me, pois só assim reconheço o erro e vivo a procura inconsciente e involuntária de novos erros que não esse.

Nenhum comentário: